-
Arquitetos: ArquitecTava
- Área: 144 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leonardo Méndez
-
Fabricantes: Cantera Amarilla, Carpintería Lovera, Cerámica el Triunfo, Debicki Aberturas, Mercoeste, Trimble Navigation, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma obra com recursos locais em um terreno de reflorestamento, uma esquina na área suburbana de Obligado com a fachada frontal voltada para a rua e outra para uma passagem para pedestres ao lado de uma lagoa que reflete e refresca a paisagem. Nesse cenário, a casa está localizada como um contraste horizontal com a verticalidade dos eucaliptos que peneiram a luz e afastam o vento.
Um muro de pedra basáltica organiza três volumes, sustenta a laje, divide os espaços principais e de serviço, organiza e abriga as funções. Construído como alvenaria, foi necessário um tremendo esforço para cortar a pedra, sendo utilizada para a pavimentação e os discos de corte para a porta de acesso, eliminando o desperdício de obra.
Devido à proximidade das árvores, sete eucaliptos tiveram que ser cortados, mas eles retornaram ao local como venezianas, portas e móveis feitos em uma carpintaria a 200 m da obra, tornando o impacto mitigado, aproveitando ao máximo a madeira, descartando usos estruturais por serem árvores muito jovens.
A água capturada nos telhados é conduzida pelo canal; que é a coroação do muro de pedra, em direção aos extremos da casa, onde é filtrada por decantadores e acumulada em duas grandes cisternas de 1300 litros cada para uso na irrigação do jardim, torneiras de serviço e banheiros.
O ar e a climatização do espaço principal que é a sala de jantar têm como alternativa um ar-condicionado bioclimático (poço canadense) que possui uma saída externa e uma serpentina linear de 35 metros embaixo da sala.
O fogo também encontra seu lugar na grande parede de pedra, organizando-a e nucleando-a localizando adjacentemente a casa, a churrasqueira e a cozinha.
Embora o muro de pedra faça muito, ou quase tudo, na composição da casa (forma, espaço, função, tecnologia), sua riqueza está na atmosfera do lugar, no decorrer das horas e da luz; que entra e sai, bem como nas sombras noturnas que a lua produz na clareira que ocupa a casa.